Dicas para dormir melhor

Deixe o telemóvel de lado

É, provavelmente, o maior erro que todos cometemos. Os ecrãs dos nossos “gadgets” diminuem a qualidade do nosso sono e, por vezes, torna-se mais difícil adormecer. Evitar este tipo de aparelhos uma hora antes de dormir, pode fazer a diferença.

Um banho quente

Quando não sabe bem um banho quentinho? A temperatura de um banho quente, geralmente superior à sua temperatura corporal, poderá ajudar o corpo a relaxar e a entrar em “modo sono”.

Roupa apropriada

O conforto é muito importante. Um pijama (no verdadeiro sentido da palavra) e não uma simples t-shirt com calças de fato de treino é muito melhor para o seu corpo e para a sua mente, que associa o pijama com dormir.

Não tentar adormecer forçosamente

Se estiver a tentar adormecer há algum tempo e não conseguir, então o melhor é sair da cama. Levante-se e vá para outra divisão da casa durante 20/30 minutos, leia um livro ou aproveite para arrumar algo em casa, mas nunca ir ver televisão ou usar o seu smartphone.

Leia um livro

Ler um livro pode ser o ideal para o ajudar a ter vontade de dormir. Não só a sua mente se sente mais tranquila como também o seu corpo se sente mais relaxado.

Exercício físico

“Mente sã, corpo são”. Já ouviu esta expressão? Pois bem, ser fisicamente ativo melhora a qualidade de vida de um indivíduo. Ao praticar desporto regularmente, o seu corpo começa a pedir mais descanso para repor as energias, energias essas que são respostas durante uma boa noite de sono.

Temperatura do quarto

Não existe um temperatura para dormir que seja consensual. A Emma recomenda entre 20 e 22 graus como uma temperatura perfeita para o seu corpo não sentir nem muito frio nem muito calor. Afinal de contas, tapar o corpo com o lençol ou cobertor é aconchegador.

Chá

Uma bebida quente, à noite, para reconfortar o estômago. Os chás com características calmantes ajudam a provocar uma certa sonolência que ajuda a adormecer.

Evite a cafeína

É sabido que a cafeína é um dos maiores inimigos do sono. Bebidas que contenham esta substância, como o café ou bebidas energéticas, devem ser evitadas à noite, isto porque o seu efeito demora horas a passar e dificulta o adormecimento.

Prive-se da televisão

À semelhança da dica de não utilizar o telemóvel perto da altura de ir dormir, a televisão pode ter o mesmo em feito em si. Os ecrãs que transmitem alto nível de luminosidade aos nossos olhos devem ser evitados.

Não beba álcool

Acho que já todos pensámos que bebidas alcoólicas nos podem ajudar a dormir. Desengane-se, isso não é verdade. Apesar de provocar sonolência no imediato, durante a noite, o alcoól pode interromper o sono, sendo ainda mais complicado adormecer depois.

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